- pulso
- Posts
- Havaianas trocadas e o poder de um comentário gentil
Havaianas trocadas e o poder de um comentário gentil
Pulso - Edição #006

Outro dia, domingão de sol, tava indo para a praia com meu namorado no fim da tarde.
Devia estar a menos de 100m do apto quando olhei para os meus pés e percebi que tava com uma Havaiana rosa e outra preta. Tinha colocado trocado sem querer e nem percebi. Sai assim mesmo. O Daniel também nem percebeu, só lá, naquele momento.
A gente estava na frente de uma quitanda e a dona nos viu e me escutou dizendo que tava com chinelos diferentes. Não queria voltar, queria aproveitar o resto do sol. Ela falou "ih agora é moda essas coisas, ninguém liga mais. Uma tá combinando com a sua roupa e a outra, com a do seu namorado. É moda". A gente riu e seguiu.
Depois disso, tenho ido com mais frequência na quitanda dela. E é difícil, pois indo pelo outro sentido, temos uma quitanda que é melhor ainda. As frutas são mais bonitas, as verduras e legumes parecem mais conservados...
Mas relacionamento é um diferencial importante. E ela conquistou isso. Sempre que dá, vou lá e compro as coisinhas que preciso dela.
E é mais fácil aqui, assim, porque estamos nos vendo, conversando, olho no olho. O que não acontece no digital.
Não vendo nada no digital, porém quem vende, geralmente, vende algo para alguém que nunca viu. Quem compra, como eu que compro online, sei de quem comprei, mas é isso. Recebo alguns emails de marketing, vejo algo no insta, etc.
Massss... e se aquele que me vendeu abrisse uma conversa comigo direto?
Me dando dicas de como usar, me ajudando a ter aquelas pequenas vitórias que deveria ir tendo? A não desistir naquela semana ou mês? Me mostrando pessoas que tiveram sucesso e como.
Dá a sensação de que tenho algo a mais. Como se o dono do negocio ou o vendedor por trás estivesse ali na esquina me dando o apoio nas minhas conquistas com o que comprei.
E isso faz diferença.
Quantos produtos ou ferramentas você tem isso?
É disso que falo no ebook que escrevi (meu primeiro hihi).
Você pode ter um cliente que já estar voando naquilo, enquanto outros vem engatinhando nesse novo conhecimento ou ferramenta. O papel de quem vendeu pode se encerrar ali. Vendeu e ponto, acabou.
Mas e se ele estender a mão e estiver ainda por perto?
É sobre isso e outras oportunidades de estar próximo do cliente.
No ebook, quebro a jornada do cliente em 4 momentos que fazem a diferença para o cliente: onboarding (ambientação), jornada, expansão (upsell e cross sell) e winback (reativação).
Quer saber como aplicar no seu negócio?
Vem ler!
Clique aqui.
Se tiver dúvidas ou feedback, basta me responder neste email (:
Ressonâncias
Khalid tem umas músicas muito gostosas de ouvir, essa Love Lies é perfeita.
Este aqui é só para quem gosta de livros e da cultura japonesa. Um dia vou conhecer. Bairro Jimbocho - Cidade dos Livros.
Essa moça tem publicado um capítulo por semana do livro mais novo dela. E tem sido uma delícia de ler. Sobre a vida dela, as decisões, mudanças e muitas histórias que eu também estou descobrindo. Leia o primeiro aqui.
Ruído na frequência
People will forget what you said… but people will never forget how you made them feel.
Em tradução simples: As pessoas vão esquecer o que você disse… mas nunca esquecerão como você as fez sentir.
Um abraço,
Dance, mesmo que na sua mente. 👣
Ana Miwa
Reply